sábado, 27 de agosto de 2011

Fim de 'Formação do reino de Portugal'


Desenrola-se a luta entre Afonso Henriques e sua mãe, até que em 1128 se trava a Batalha de São Mamede, em Guimarães, e D.Teresa é expulsa da terra que dirigia durante quinze anos, Uma vez vencida, D. Afonso Henriques toma o condado, declarando-o principado independente.
Assim continuou, no entanto, a lutar contra as forças de Afonso VII de Leão de Castelo( inconformado com a perda das terras portuguesas), enquanto paralelamente travava lutas contra os muçulmanos. Em 1139, Afonso Henriques conseguiu uma importante vitória contra os Mouros na baralha de Ourique, tendo declarado a independência com o apoio dos chefes portugueses, que o aclamaram como soberano. 
Assim, em 1139 nasceu o Reino de Portugal e sua primeira dinastia, com o Rei Afonso I de Portugal (D.Afonso Henriques) , e a cidade de Coimbra como a primeira capital.
Só em 1143 é reconhecida a independência de Portugal pelo rei de Castela, no tratado de Zamora, assinando-se a paz definitiva. D. Afonso Henriques dirigiu-se ao papa Inocêncio II e declarou Portugal tributário da Santa Sé, tendo reclamado para a nova monarquia a protecção pontifícia (que ficou dificultada durante a crise dinástica de 1383) e prolongar o território para sul.
FIM
Obrigada : http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Portugal#Forma.C3.A7.C3.A3o_do_Reino_de_Portugal

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Continuação...'Alguma história...'


            Continuação...


Mais tarde Afonso VI de Leão e Castela(Auto-denominado Imperador de toda a Espanha), assim entrou, por mérito ao seu genro D.Henrique de Borgonha, o governo dos territórios meridionais, o Condado Portucalense, entre os rios Minho e Douro e o Condado de Coimbra, entre os rios Douro e Mondego. Destes condados, que faziam ainda parte do reino de Leão, mas que dele tinha independência, assim nasceu o reino de Portugal.
D.Henrique governou com o objectivo da completa autonomia para o seu condado. Mais tarde D.Henrique  morre, em 1112, sucede-lhe assim a viúva D.Teresa, no governo do condado durante a menoridade do seu filho Afonso Henrique. D. Teresa tinha um objectivo parecido com o do seu marido: fortalecer a vida portucalense, conseguir a independência para o condado. Assim D. Teresa começou, em 1121, a intitular-se 'Rainha', mas foram muitos os conflitos diplomáticos e a influência que concedeu a alguns nobres galegos na gerência dos negócios públicos prejudicou o seu esforço.
D. Afonso Henriques  aos 14 anos, já cavaleiro - costume dos reis - torna-se assim guerreiro independente, passando a viver em Coimbra em 1130. 
A A posição de favoritismo em relação aos nobres galegos e a indiferença para com os fidalgos e eclesiásticos portucalenses originou a revolta destes, sob chefia do seu filho, D. Afonso Henriques.

domingo, 14 de agosto de 2011

Alguma história...

 A formação do Reino de Portugal
Diz-se que a invasão árabe foi rápida, mas a reconquista cristã diz se ser mais lenta. Esse processo originou ao nascimento de pequenos reinos que iam se alargando à medida que a reconquista fosse bem sucedida. Em primeiro, foi o Reino das Astúrias, que acabou por ser dividido entre os filhos de Afonso III das Astúrias quando este morreu, assim nasceram os Reinos de Leão, Navarra, Aragão e Castela.

Reino das Astúrias:  Este Reino das Astúrias foi a primeira região da Península Ibérica que se libertou do domínio dos Mouros. Protegidos por uma imponente cadeia montanhosa, os cristãos que escaparam a conversão islâmica imposta pela invasão dos mouros refugiaram-se naquele pequeno território do norte da península, a partir do qual daria início ao processo de reconquista cristã.
Localização de Reino das Astúrias

Reino de Leão: Foi um dos antigos reinos ibéricos surgidos no período da reconquista cristã, sendo independente durante três períodos, o de 910 a 1037, o de 1065 a 7072 e o de 1157 a 1230.
Localização de Leão

Reino de Navarra: Foi um dos reinos medievais da Europa, com território no norte da península Ibérica e nos Pirenéus ocidentais. O território ia diminuindo cada vez mais e, na fase final, foi invadida por Fernando, o católico, com apoio da nobreza.
Localização de Reino de Navarra

Reino de Aragão: O reino de Aragão, foi um dos reinos cristãos que nasceram na península Ibérica durante a reconquista. Era inicialmente um reino condado dos francos que foi posteriormente anexado ao reino de Pamplona (mais tarde reino de Navarra), em 925.
Localização de Reino de Aragão

Reino de Castela:  Foi um dos antigos reinos da Península Ibérica formado durante a reconquista. Na verdade começou por ser um condado do reino de Leão, até se tornar independente. Desde o ano 1833, o seu território faz parte de Espanha.

Localização de Castela

Em breve irei publicar mais história(o resto desta história) continue a visitar...


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

1.000 visitantes !

Para começar queria agradecer por visitarem o meu blog, para já são 1.000 visitas mas essas 1.000 visitas são de quase todo o mundo. 
Muito obrigada e visitem Portugal !!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"O melhor de Portugal"

Olá a todos os meus leitores, hoje resolvi pesquisar 'O melhor de Portugal' e sabem o que me apareceu? Não é difícil de adivinhar, vejam só:
O Cristiano Ronaldo

A Daniela Ruah

Bom... foi o mais explicito que eu encontrei. Vocês concordam certo? Claro que Portugal tem montes de coisas boas a começar pela gastronomia, monumentos e etc. Portugal é cheio de surpresas e você deveria visita-lo.

Agradecimentos:
Queria agradecer a todos vocês por visitarem o blog, tive visitas do pais que fica mais longe de Portugal., Muito Obrigada!!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O magnifico aeroporto

No Porto existe um aeroporto muito bonito, como poderemos ver nas imagens:


Para  todos os turistas que venham para Portugal, tem sempre, ou quase sempre uma entrada com alguma coisa tipica portuguesa, comidas, danças, canções. Visite Portugal