segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Continuação...'Alguma história...'


            Continuação...


Mais tarde Afonso VI de Leão e Castela(Auto-denominado Imperador de toda a Espanha), assim entrou, por mérito ao seu genro D.Henrique de Borgonha, o governo dos territórios meridionais, o Condado Portucalense, entre os rios Minho e Douro e o Condado de Coimbra, entre os rios Douro e Mondego. Destes condados, que faziam ainda parte do reino de Leão, mas que dele tinha independência, assim nasceu o reino de Portugal.
D.Henrique governou com o objectivo da completa autonomia para o seu condado. Mais tarde D.Henrique  morre, em 1112, sucede-lhe assim a viúva D.Teresa, no governo do condado durante a menoridade do seu filho Afonso Henrique. D. Teresa tinha um objectivo parecido com o do seu marido: fortalecer a vida portucalense, conseguir a independência para o condado. Assim D. Teresa começou, em 1121, a intitular-se 'Rainha', mas foram muitos os conflitos diplomáticos e a influência que concedeu a alguns nobres galegos na gerência dos negócios públicos prejudicou o seu esforço.
D. Afonso Henriques  aos 14 anos, já cavaleiro - costume dos reis - torna-se assim guerreiro independente, passando a viver em Coimbra em 1130. 
A A posição de favoritismo em relação aos nobres galegos e a indiferença para com os fidalgos e eclesiásticos portucalenses originou a revolta destes, sob chefia do seu filho, D. Afonso Henriques.

Sem comentários:

Enviar um comentário