sábado, 27 de agosto de 2011

Fim de 'Formação do reino de Portugal'


Desenrola-se a luta entre Afonso Henriques e sua mãe, até que em 1128 se trava a Batalha de São Mamede, em Guimarães, e D.Teresa é expulsa da terra que dirigia durante quinze anos, Uma vez vencida, D. Afonso Henriques toma o condado, declarando-o principado independente.
Assim continuou, no entanto, a lutar contra as forças de Afonso VII de Leão de Castelo( inconformado com a perda das terras portuguesas), enquanto paralelamente travava lutas contra os muçulmanos. Em 1139, Afonso Henriques conseguiu uma importante vitória contra os Mouros na baralha de Ourique, tendo declarado a independência com o apoio dos chefes portugueses, que o aclamaram como soberano. 
Assim, em 1139 nasceu o Reino de Portugal e sua primeira dinastia, com o Rei Afonso I de Portugal (D.Afonso Henriques) , e a cidade de Coimbra como a primeira capital.
Só em 1143 é reconhecida a independência de Portugal pelo rei de Castela, no tratado de Zamora, assinando-se a paz definitiva. D. Afonso Henriques dirigiu-se ao papa Inocêncio II e declarou Portugal tributário da Santa Sé, tendo reclamado para a nova monarquia a protecção pontifícia (que ficou dificultada durante a crise dinástica de 1383) e prolongar o território para sul.
FIM
Obrigada : http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Portugal#Forma.C3.A7.C3.A3o_do_Reino_de_Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário